A HP disponibilizou ontem a primeira versão open source do WebOS, o sistema operativo que a fabricante herdou da Palm e que equipa o TouchPad. Esta Community Edition é disponibilizada através da versão 2.0 do sistema de licenciamento Apache e vai permitir aos utilizadores técnicos mexerem e alterarem o sistema operativo.



A disponibilização da release vem preparar o terreno para o lançamento do OpenWeb OS 1.0, previsto para setembro, permitindo que nessa altura os programadores estejam mais familiarizados com o funcionamento do sistema operativo, admite a equipa de desenvolvimento.



Fazer modificação ao nível do arranque do sistema ou das notificações, por exemplo, são algumas das alterações possíveis nesta versão.



Quando chegar, a versão 1.0 do OpenWeb OS vai introduzir um conjunto de melhorias que permitirão mudar o sistema operativo para outro hardware, ou integrar tecnologias de código aberto, como o protocolo BlueZ Linux Bluetooth ou o framework multimédia GStreamer.



A HP adquiriu o WebOS com a compra da Palm. Começou por anunciar planos para usar o sistema operativo num conjunto alargado de dispositivos, mas mudou de estratégia.

O software suporta o TouchPad, um tablet lançado (e descontinuado) no ano passado pela fabricante, mas não chegou a ser usado noutros equipamentos da marca. Em dezembro a HP anunciou que iria transformar a plataforma num projeto open source, uma estratégia que visa angariar apoios para dar vida ao produto fora do ecossistema HP. O caminho tem vindo a ser preparado e culminará com o lançamento da versão 1.0 do OpenWeb OS, em setembro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico




Cristina A. Ferreira