Aqueles que não conseguem segurar os segredos estão destinados a não conseguir surpreender os consumidores na sua totalidade. As grandes tecnológicas têm sofrido deste problema ao longo dos últimos anos e a Microsoft pode ser caso mais recente: uma versão de desenvolvimento do Windows 10 surgiu na Internet mostrando algumas das novidades que devem ser apresentadas este mês.



A maior de todas é talvez a alegada integração da assistente pessoal Cortana na versão Windows para computadores. Ao que tudo indica esta será uma inclusão em toda a linha pois a assistente vai ajudar tanto nas pesquisas escritas como nas pesquisas através de comandos de voz.



Além de conseguir procurar na Internet – não é certo se terá capacidade também para procurar ficheiros de sistema por exemplo -, a Cortana poderá ainda realizar algumas tarefas como registar atividades no calendário e criar alertas.



A versão de desenvolvimento que surgiu na Internet indica que também poderá haver uma nova aplicação da Xbox e que funcionará como um portal de acesso à grande maioria dos conteúdos que também podem ser vistos na consola: lista de amigos, notificações de atividade e até acesso à loja de jogos.



As aplicações Xbox Music e Xbox Video também parecem ter sofrido remodelações, como salienta o The Verge, sobretudo através da integração com a própria loja Windows, o que vinca o interesse da Microsoft em apostar nos serviços próprios para tornar o sistema operativo mais completo out of the box.



Está ainda prevista alguma remodelação visual noutras aplicações nativas do Windows 10.



A nova versão do sistema operativo da Microsoft vai ter uma nova apresentação no dia 21 de janeiro, desta vez focada nas novidades para o mercado de consumo.



A versão technical preview já tem mais de um milhão de utilizadores registados, mas o interesse no Windows 10 pode aumentar, visto que uma boa parte dos utilizadores está à espera de uma versão mais “acabada” do sistema operativo.



Os leitores interessados podem ainda ler as primeiras impressões do TeK com o Windows 10.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico