A Microsoft anunciou a integração do Windows 11 no HoloLens 2, o sistema de realidade mista da empresa, que está a ser explorado sobretudo para contextos de utilização profissional. A integração será feita através de uma atualização gratuita, que ficará disponível durante o primeiro semestre.

Como destaca a Microsoft, uma das grandes vantagens desta integração, está no reforço da segurança para a plataforma, pela extensão dos recursos da versão mais recente do sistema operativo nesta área, à plataforma de realidade mista.

“A atualização gratuita para o Windows 11 promete suporte contínuo à plataforma, o que significa que os nossos clientes podem confiar na segurança contínua de seus dispositivos”, frisa uma nota no blog da Microsoft.

Com a atualização, ferramentas para programadores como o controlo Microsoft Edge WebView2 passam também a estar disponíveis como preview no HoloLens 2, facilitando a integração de tecnologias Web (incluindo HTML, CSS e JavaScript) em aplicações nativas.

A atualização do HoloLens pode ser feita através do menu de Configurações, Atualizações e Segurança. A atualização é opcional e, como tal, os clientes que pretendam manter o HoloLens a funcionar com Windows 10 podem fazê-lo.

A Microsoft recorda que lançou recentemente novos recursos para os guias Dynamics 365, como a possibilidade criar anotações 3D ou, na área da segurança, um modo restrito, que dá às organizações mais controlo sobre aplicações de realidade mista, permitindo um controlo mais eficaz do acesso a informação não autorizada e sensível. A integração do Teams com os Guias do Dynamics 365 também continua a ser melhorada. Uma das últimas novidades é a capacidade de ativar ou desativar vídeo antes de uma chamada.

Um dos clientes do HoloLens referenciado pela Microsoft é a Porsche, na América do Norte, que está a usar a tecnologia para formação e ações de assistência remota, conforme ilustram as imagens da galeria.

Clique nas imagens para mais detalhes

“O HoloLens 2 está a mudar a forma como os trabalhadores da linha de frente colaboram, aprendem e trabalham em ambientes industriais”, defende a Microsoft, sublinhando que a plataforma já fornece uma gama ampla de aplicações para os setores da indústria, automóvel e da saúde, aplicações que ganham agora um ambiente mais seguro.

Na mesma nota, a Microsoft fornece informação sobre o retorno do investimento para os clientes que têm vindo a usar o HoloLens. Entre eles, refere-se um aumento de 60% na eficiência da formação, uma redução de 75% em despesas anuais de viagem e ganhos importantes de produtividade para os trabalhadores na linha da frente. Segundo a Microsoft, a poupança média estimada em custos trabalhistas ronda já 1,3 milhões de dólares.