A tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) da Nvidia ajuda os computadores de gaming a melhorar a performance gráfica através de inteligência artificial. Não apenas no que diz respeito ao aumento de detalhe, uma vez que há um upscaling da imagem, como a sua performance, compensando muitas vezes a falta de requisitos ideais para manter o framerate elevado dos títulos mais exigentes. Além da Nvidia, a Intel oferece o sistema XeSS e a AMD o FSR, suportados até aqui pelo seu hardware de placas gráficas.

A Microsoft poderá introduzir uma tecnologia semelhante, de forma nativa, no Windows 11. Será mais uma funcionalidade apetecível para o gaming, sobretudo em máquinas que tenham os novos chips NPU, dedicados à inteligência artificial. A notícia é avançada pelo The Verge, que cita o utilizador PhantomOcean3 que detetou opções da funcionalidade nas mais recentes versões de teste do Windows 11.

A tecnológica descreve a funcionalidade de super resolução automática como uma forma de utilizar a IA para tornar os jogos suportados mais suaves de jogar e com detalhes melhorados. A funcionalidade estará disponível nas definições gráficas do Windows 11 e o utilizador podem mantê-lo ativo para automaticamente o sistema operativo detetar a compatibilidade dos jogos e ativar as definições de upscaling quando possível.

A utilização da IA para melhorar a performance gráfica não é a única novidade. A Microsoft também está a trabalhar numa nova funcionalidade melhorada de gestão de cor para o seu sistema operativo. Os monitores OLED que tiram partido de HDR são as que mais vão beneficiar da novidade, para que os utilizadores alterem as definições de cores e criem perfis com as suas preferências.

Os utilizadores podem definir perfis de cores para as gamas sRGB ou DCI-P3. Mas também pode alterar automaticamente esses perfis. O sistema de gestão automática de cor vai permitir que as aplicações e outros conteúdos tenham as cores certas nos monitores, refere a Microsoft.