(Corrigida) Embora já estivesse disponível na versão RTM, que garantiu 2 milhões de downloads nas 24 horas seguintes à disponibilização, a versão final do novo Windows 8 poderá ser descarregada a partir de hoje da loja do Windows, ou adquirida nas lojas físicas a partir de amanhã.



A atualização do sistema operativo foi disponibilizada na loja do Windows às 00 horas de dia 18 de outubro na Nova Zelândia, pelo que está acessível aos utilizadores em Portugal a partir das 12 horas.



O download é gratuito para quem já tem uma das versões do Windows 8 ou Windows RT, mas quem compra nas lojas terá de pagar o mesmo valor praticado para a versão inicial, explicou ao TeK Rita Santos, gestora do Windows na Microsoft Portugal durante a apresentação para a imprensa.


A par do sistema operativo a Microsoft apresentou as novas aplicações já preparadas para o novo sistema operativo, entre as quais se contam a app do OLX, Montepio Geral, Millennium e do Diário Económico.



O Background Wallpapers HD foi apontado como um dos melhores exemplos das oportunidades que se abrem com este mundo das apps, e que tem conseguido um grande sucesso a nível internacional, somando um milhão e meio de downloads, sublinhou Miguel Vicente, da equipa de aplicações da Microsoft Portugal.



Rita Santos afirmou que existem já centenas de aplicações portuguesas na loja e que o número está a crescer todos os dias. a nível global a Windows Store ultrapassou recentemente as 100 mil aplicações.



Os novos tablets e portáteis tiveram também lugar na apresentação aos jornalistas, onde para alem dos novos Surface a Microsoft mostrou equipamentos de parceiros, entre os quais o Encore da Toshiba, o primeiro tablet Windows com formato de 8 polegadas, e outros equipamentos da HP, Asus e Lenovo, este mais focado em ambiente empresarial.



Recorde-se que no final de agosto a Microsoft tinha disponibilizado a versão RTM (Release to Manufacture), uma versão quase final do software que seguiu para os OEMs - fabricantes e empresas que montam os equipamentos.


A data inicialmente prevista pela empresa para lançar o Windows 8.1 cumpre-se com a disponibilização online hoje e chegada às lojas no dia seguinte, 18 de outubro.



O Windows 8.1 marca mais uma viragem na estratégia de distribuição de produtos da Microsoft que, até à data, fazia as grandes atualizações ao sistema operativo através de pacotes - Service Pack.



O Windows 8 estreia esta nova fórmula para a renovação do sistema operativo que, neste caso, serve para introduzir melhorias de segurança, mas também várias novidades ao nível da usabilidade, ou mesmo em termos de funcionalidades, como revela o regresso do menu Iniciar.



A primeira grande atualização ao Windows 8 foi anunciada cerca de sete meses após o lançamento desta versão do sistema operativo e é encarada como uma tentativa da Microsoft para trazer mais utilizadores para a versão mais recente do produto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: A notícia foi corrigida na hora de disponibilização da versão 8.1 que tinha sido fornecida pela Microsoft Portugal. Foi ainda adicionada informação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.