O Windows Messenger, o software de comunicações da Microsoft, será actualizado em finais de Outubro, anunciou a empresa em comunicado. A aplicação foi revista e apesar de estar integrada no novo sistema operativo Windows XP, terá um update disponível depois do lançamento deste.



A principal novidade integrada no Windows Messenger é a possibilidade de fazer chamadas a partir do computador pessoal para qualquer telefone, com a tecnologia de voz sobre IP, desde que os operadores de telecomunicações participem no programa. Para já estão incluídas várias empresas norte americanas e canadianas, além da Callserve que também opera na Europa, mas a Microsoft abriu um programa de serviços de voz para os operadores que quiserem aderir.




De acordo com o comunicado da Microsoft, a partir do dia 25 de Outubro - data de lançamento do Windows XP - os utilizadores serão convidados a actualizar a aplicação através do download de um ficheiro de perto de 1MB. Esta actualização será disponibilizada também para os utilizadores de outras versões dos sistemas operativos da Microsoft, embora a empresa não especifique quais. A actualização deverá permitir fazer chamadas telefónicas entre PCs para mais de 42 milhões de utilizadores do MSN Messenger e também para outras versões da aplicação Messenger.




A actualização da aplicação é considerada crítica para a Microsoft, mas esta é uma forma elegante de a fazer depois de já ter o Windows XP produzido. Porém a Microsoft não poderia ficar atrás de concorrentes com aplicações de instant messaging, como a AOL Time Warner e o Yahoo.




A grande vantagem do Windows Messenger estar integrado no Windows XP é poder usar o HailStorm, recentemente renomeado .Net My Services, o pacote de serviços inicial a disponibilizar aos consumidores brevemente. Este veiculará mensagens instântaneas, divulgará o serviço de autênticação do Microsoft Passport e disponibilizará inicialmente um total de 14 serviços para uma variedade de dispositivos como PCs, computadores de bolso e telemóveis.


Entre outros serviços online, o Windows Messenger actualizado suportará .Net Alerts (alertas automáticos), subscrições de mensagens instantâneas que permitem ao utilizador estar a par de notícias, de alterações na bolsa, de indicações de leilões, entre outras informações dinâmicas.






Os utilizadores das versões anteriores de sistemas operativos da Microsoft vão poder também fazer o download de uma actualização do MSN Messenger que suporta as novas funcionalidades de voz sobre IP.




Notícias Relacionadas:

2001-04-06 - Microsoft e AOL retomam negociações

2000-08-04 - Instant messaging mais próximo de regulação