Alinhando mais um passo no mercado de produtos de segurança, a Microsoft deverá lançar até ao final do ano um novo serviço de assinatura destinado a garantir uma solução única de segurança para os computadores pessoais. O Windows OneCare tira partido de algumas das ferramentas já existentes e pretende garantir um eco sistema mais seguro.



Embora ainda não se conheça o custo da assinatura mensal, sabe-se já que o serviço permitirá corrigir de forma automática problemas do sistema operativo e de algumas aplicações, assim como actualizar automaticamente as correcções lançadas, bloquear vírus e spyware e automatizar de forma genérica as questões de manutenção essenciais à saúde do PC. Estão ainda contempladas as possibilidades de backup, recuperação de dados, desfragmentação e limpeza de disco.



Ao entrar nesta área a Microsoft dá mais um passo no mercado até agora dominado por empresas como a Symantec, Computer Associates e Trend Micro, uma estratégia que resulta das recentes compras de empresas na área da segurança mas também do maior cuidado que a empresa tem colocado nesta matéria.



O facto de muitos utilizadores dos sistemas Windows não terem cuidado de instalar um firewall ou sistemas anti-vírus, assim como de realizar as actualizações de falhas de segurança é encarado muitas vezes como uma das razões que levam à crença de que o sistema operativo é inseguro. Ao garantir maior integração de ferramentas e actualização de patches a empresa poderá aumentar a segurança do eco sistema, reduzindo as vulnerabilidades a ataques.




De acordo com informação à imprensa, o Windows OneCare vai ser disponibilizado em formato beta aos funcionários da Microsoft e só no final do ano deverá estar em comercialização.

Notícias Relacionadas:

2004-11-25 - Microsoft reforça iniciativas de promoção da segurança em Portugal

2004-07-14 - Microsoft corrige sete novas falhas de segurança e anuncia nova iniciativa