A antecipação criada à volta do lançamento da XBox da Microsoft levou, esta madrugada, à reunião de centenas de pessoas até Times Square, em Nova Iorque. Para Eduardo Glucksman a espera valeu a pena, não só por ter sido o primeiro a comprar a consola de jogos mais aguardada do ano, mas também porque a recebeu directamente das mãos do próprio Bill Gates.



O feliz contemplado afirmou em declarações à Reuteurs que as 16 horas de espera não foram em vão e garantiu que irá jogar sem parar até à próxima segunda-feira .



Quem aproveitou a ocasião para dar alguns autógrafos – nas caixas da XBox, claro – e alguns apertos de mão foi Bill Gates, que cumpriu assim a sua parte na campanha de marketing. Afinal, e apesar das condições adversas da economia, espera-se as vendas da XBox e de outras consolas concorrentes façam da época que se aproxima a melhor de sempre, em termos de vendas no mercado do entretenimento multimédia.



A Microsoft garante que o mercado norte-americano terá semanalmente disponíveis 100 mil novas unidades para venda. O objectivo é despachar de 1 milhão a 1,5 milhões de unidades até ao fim do ano.



De acordo com previsões de analistas, hoje deverão ser comercializados os 300 mil exemplares que foram colocados à venda, apontando igualmente que até ao final do ano sejam vendidas um milhão de unidades. A XBox, que custa 299 dólares nos Estados Unidos (aproximadamente 68 contos), mas que em Portugal estará muito perto dos 100 contos, é a primeira incursão da Microsoft no negócio do entretenimento interactivo, que ronda os 20 mil milhões de dólares (4,5 mil milhões de contos ou 22,6 milhões de euros) anuais, e que é actualmente dominado pela Nintendo e pela Sony.



De acordo com a opinião de Mary Meeker, analista da Morgan Stanley, a Microsoft poderá fazer milhar de milhão de dólares (227 milhões de contos ou 1,1 mil milhões de euros) com a XBox até 2004, altura em que atingirá o break-even – ponto de retorno do investimento –, isto é claro, se a consola vender bem.



Brevemente, será lançada uma outra consola, Gamecube, desta feita da Nintendo. No dia 18 deste mês, o fabricante irá colocar à venda cerca de 700 mil exemplares nos Estados Unidos, com um preço de 199,95 dólares (aproximadamente 45 contos ou 225 euros), apostando em disponibilizar até ao Natal 20 novos jogos.



Na Europa, a Xbox só estará disponível na Primavera do próximo ano (ver Notícias Relacionadas).



Notícias Relacionadas:

2001-11-12 - COMDEX Fall/2001 - Bill Gates aposta nos Tablet PCs para melhorar computadores

2001-10-18 - Xbox tem data e preço para lançamento na Europa

2001-01-08 - Microsoft mostra Xbox e assinala entrada na electrónica de consumo

2000-12-26 - Consola Xbox na Europa só em 2002