A Xbox teve o seu melhor mês de vendas em Dezembro. A consola da Microsoft terá vendido 1,9 milhões de unidades durante o Natal, num valor para o qual contribuiu (e muito) o novo sensor de movimento Kinect.

Segundo a fabricante, a elevada a procura pelos seus sistemas de jogo levou à escassez de unidades nas lojas, obrigando à antecipação das entregas que estavam previstas apenas para Janeiro e Fevereiro, numa decisão que poderá provocar uma ruptura de stock durante as próximas semanas.

Recorde-se que há uns dias atrás a Microsoft anunciou ter vendido mais de oito milhões de unidades do Kinect entre Novembro e Dezembro, os dois primeiros meses em que o produto esteve disponível, ultrapassando o objectivo inicial de cinco milhões de unidades.

Apesar da boa prestação da Xbox, números divulgados pelo NPD Group mostram que a Nintendo foi líder no mês mais importante para o sector do jogos. A PlayStation, da Sony, arrecadou a terceira posição.

No total, as vendas na área dos jogos baixaram em 2010, mas devem recuperar este ano à medida que mais utilizadores adoptem os novos dispositivos de controlo e adiram às plataformas online, considera o NPD Group.

Apesar da forte subida das vendas de acessórios, impulsionadas pelo Kinect da Microsoft e pelo Move da Sony, as vendas caíram seis por cento, para os 18,6 mil milhões de dólares.