Com a Electronic Entertainment Expo ainda em andamento, a Microsoft Portugal confirmou que setembro é a data escolhida para estrear a Xbox One no mercado nacional. A informação, que já tinha sido comunicada há meses por um executivo da divisão da consola, continua a não revelar o dia exato da comercialização do equipamento.



De acordo com o comunicado da Microsoft Portugal, a XB1 vai ser vendida com e sem Kinect, elemento que faz variar o preço da consola: mesmo sem revelar valores oficiais, estima-se que a consola venha a custar 499 euros com o sensor de movimento e 399 euros sem o dispositivo.

No dia 25 de junho a Xbox One vai ser apresentada à imprensa nacional, onde serão revelados quais os bundles disponíveis, lista de jogos e acessórios que poderão ser comprados em setembro. Sabendo que Portugal está na terceira fase de lançamentos, junto com o Japão, há a possibilidade de a consolar estrear em Portugal a 4 de setembro.



Além de Portugal a nova consola vai chegar a mais 25 países, entre os quais estão a Bélgica, Grécia, Holanda, Rússia e Suíça.



A Xbox One vai assim chegar ao mercado nacional dez meses depois de ter estreado a nível mundial em 13 mercados, nos quais se incluía Espanha. Chega também com dez meses de atraso para a PlayStation 4 e quase dois anos de diferença para a Nintendo Wii U.



A PlayStation 4 é atualmente a consola de nova geração com mais unidades vendidas - 7 milhões -, seguida da Wii U com 5,8 milhões de unidades e da Xbox One com 5 milhões de unidades, de acordo com os últimos dados oficiais de cada empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico