O anúncio da nova consola da Microsoft foi no mínimo incompleto. Pelo menos a julgar pela quantidade de informações que todos os dias continuam a ser reveladas sobre a Xbox One. Com o aproximar dos lançamentos oficiais nenhuma das tecnológicas quer perder terreno para a rival e a Microsoft está a tentar compensar os cem dólares "extra" do preço.

Hoje, 3 de setembro, ficou-se a saber que a Xbox One vai suportar até oito comandos em simultâneo na mesma consola, enquanto a Playstation 4 vai-se ficar pelos quatro comandos. Na consola da Microsoft os controlos vão poder estar até nove metros de distância.

Numa altura em que a jogabilidade online e os modos de multijogador através da rede são cada vez mais populares, a tecnológica de Redmond tenta reunir fisicamente o máximo de jogadores à volta do mesmo equipamento. Fica a faltar que os estúdios de desenvolvimento explorem esta possibilidade.

A Microsoft também revelou que no início a consola não vai suportar unidades de armazenamento externo, funcionalidade que já existe na Xbox 360 e que vai ser acrescentada ao novo modelo. Só ainda não se sabe é quando. A Xbox One tem 500GB de armazenamento interno, pelo que os jogadores ainda terão algum tempo até precisarem da funcionalidade.

A consola da gigante norte-americana aproveitou ainda para esclarecer que apenas as consolas Day One Edition, uma edição especial e que tem que ser adquirida em pré-venda, vão ter associadas uma versão gratuita do simulador de futebol FIFA 2014. A Xbox One perde assim em alguns casos um dos argumentos que tem sido usado para equilibrar a diferença de cem dólares relativamente à rival Playstation 4.

Do lado do equipamento da Sony foi revelado que o sensor de movimento Eye Camera, que vai ser vendido em separado, também vai reconhecer comandos de voz à semelhança do Kinect.

A Playstation 4 vai chegar a Portugal a 30 de novembro, enquanto a Xbox One ainda não tem data definida. Em alguns mercados selecionados a consola da Microsoft vai ficar disponível no mesmo mês, não sendo ainda conhecido o dia em que vai acontecer.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico