A falta de interesse dos jovens pela política é um problema generalizado nas sociedades modernas. Menos comum é o desenvolvimento de estratégias inovadoras e de recurso à tecnologia para tentar inverter a tendência.



Nos Estados Unidos um grupo activista assinou com a Microsoft um acordo que vai dar lugar a uma campanha de sensibilização dirigida ao público mais jovem. A mensagem a passar é que a consola de jogos da multinacional também pode ser instrumento usado para fazer o recenseamento eleitoral e garantir participação nas próximas eleições.



A Rock the Vote vai procurar mostrar aos que chegaram recentemente à maioridade que a ligação à Internet da consola permite fazer o recenseamento, mas também participar em fóruns e obter mais informação sobre o acto eleitoral que em Novembro deste ano permitirá eleger o novo presidente do país. O objectivo da iniciativa é angariar dois milhões de novos eleitores por esta via.



A mesma organização já tinha promovido iniciativa semelhante solicitando o apoio das bandas de música presentes no MySpace para aliciar os jovens a votar.



Notícias Relacionadas:

2004-01-26 - Sistemas de voto electrónico americano é inseguro