A Intel deu esta terça-feira a conhecer ao mercado português a nova linha de processadores para a classe empresarial Xeon 5500, apresentados como os mais revolucionários desde os Pentium Pro, lançados há 14 anos atrás.

A linha Xeon 5500 é baseada na microarquitectura Nehalem, que já havia sido utilizada na construção dos Core i7, lançados no final do ano passado, e tem um desempenho mais de duas vezes superior à série anterior, a 5400.

Entre as novas tecnologias introduzidas destaque para a Turbo Boost, que permite aumentar o desempenho do sistema baseado na carga de trabalho e ambiente do utilizador, ajustando dinamicamente a velocidade de relógio de um ou mais núcleos individuais de processamento.

Os novos processadores contam ainda com a tecnologia Hyper-Threading e portas de energia integradas, entre outros recursos.

Segundo a fabricante, os novos chips podem ser automaticamente ajustados a níveis de utilização de energia específicos, a velocidades de transacções de centros de dados específicos e a queries de bases de dados de clientes específicas.

Vendidos em lotes de mil unidades, os chips da linha Xeon 5500 custam entre 188 e 1.600 dólares.

Num primeiro momento, os Xeon 5500 em Portugal vão marcar presença entre as máquinas da Dell, Fujitsu, HP e JP Sá Couto, segundo declarações dos responsáveis da fabricante ao TeK.