Sejam produtores de conteúdo grandes ou pequenos, o YouTube pretende limpar a sua base de dados de registados, apagando contas com origem em spam ou contas duplicadas e inativas. Dessa forma, muitos canais verão o seu contador diminuir significativamente o número de subscritores. O aviso é deixado pelo próprio YouTube no seu blog para os criadores de conteúdos, numa ação prevista para o dia de hoje (e de ontem).

“Recentemente identificámos e reparámos um problema que impediu a remoção de spam dos nossos sistemas. Vamos remover os subscritores do nosso sistema que forem assinalados como tal”, refere o porta-voz da plataforma, destacando que ao apagar o spam do serviço dá maior confiança aos criadores de que o crescimento da sua comunidade é orgânico.

Se o seu canal for alvo de “limpeza” irá receber uma notificação no menu YouTube Studio ou Cassic Creator Studio a avisar. É ainda explicado que a ação de apagar subscritores falsos não irá ter impacto no tempo de visualização acumulada no canal, já que o spam executa ações artificiais. No entanto, caso as contas apagadas reduzam o canal abaixo dos mil subscritores, o mesmo deixa de ter os requisitos mínimos para se manter no programa de parceria com o YouTube, sendo necessário recuperar organicamente a comunidade e voltar a candidatar-se.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.