A Zoom e a Microsoft anunciaram no mesmo dia novas funcionalidades para as suas plataformas de videoconferências, prometendo tornar as reuniões online ainda mais inteligentes. E ambas receberam ajuda da OpenAI, no acesso a modelos mais flexíveis de IA e personalizados às suas necessidades.

No caso da Zoom, foi revelada a expansão do Zoom IQ, a ferramenta que funciona como um companheiro inteligente para melhorar a colaboração entre funcionários nas organizações. A colaboração com a OpenAI vai permitir uma abordagem de IA mais flexível. A ferramenta permite criar sumários das conversas no chat, a organização de ideias, assim como a criação de drafts para apresentações de reuniões, emails e outros.

A abordagem à IA pela Zoom inclui a introdução dos seus modelos proprietários, assim como outros de empresas como a OpenAI, mas também de outros modelos de clientes selecionados. Dessa forma, a Zoom pretende maior flexibilidade para incorporara múltiplos tipos de modelos, com o objetivo de oferecer o melhor valor possível às necessidades dos seus clientes. Por outro lado, estes modelos podem depois ser personalizados para uma performance baseada no tipo de vocabulário ou requisitos que os seus clientes necessitem.

Veja na galeria imagens do Zoom IQ:

As ferramentas incluem o Zoom IQ chat e email Compose, o primeiro ajuda os utilizadores a compor mensagens baseadas no contexto da conversa, assim como a possibilidade de mudar o seu tom com sugestões de respostas personalizadas. O segundo utiliza IA generativa para criar esboços para email em resposta às conversas registadas anteriormente numa reunião de Zoom, chamadas no Zoom Phone ou respostas a correio recebido. Esta funcionalidade começará a ser testada na versão do Zoom IQ for Sales.

Depois das reuniões via Zoom IQ, a ferramenta de sumário gera um texto geral, capta os próximos passos e partilha com a equipa via Team Chat, Zoom Calendar e email, sem a necessidade de o anfitrião gravar a conversa. Esta funcionalidade pode ser útil para aqueles que não puderem estar presentes na reunião fiquem a conhecer os tópicos discutidos.

A plataforma vai ainda adicionar o Zoom Huddles, uma funcionalidade de vídeo permanente, em que se replica online o ambiente de trabalho em “open space”. O Intelligent Director, que vai ser lançado brevemente em beta, utiliza múltiplas câmaras numa sala de Zoom para que se ajuste as melhores posições dos utilizadores durante uma reunião. Por fim, o Zoom Scheduler, uma ferramenta que tornar mais fácil as marcações de reuniões, com a disponibilidade dos intervenientes.

Microsoft Teams de “cara lavada”, mais inteligente e rápido

A comemorar cinco anos desde que o Teams foi lançado, a Microsoft diz que a ferramenta de comunicação e colaboração já é utilizada por mais de 280 milhões de pessoas, todos os meses, seja para o trabalho, ensino ou socialmente. Foi tempo suficiente para a gigante tecnológica ter dado ouvidos às recomendações dos seus utilizadores, apresentando hoje uma versão totalmente renovada.

A Microsoft diz que a nova aplicação se foca em quatro eixos: velocidade, desempenho, flexibilidade e inteligência. Na prática, a fabricante diz que a nova versão é duas vezes mais rápida, mas reduz em 50% a memória utilizada. Foi também melhorada a experiência do utilizador, mais simplificada, pretendendo unir tudo num único local.

Veja na galeria imagens do novo Microsoft Teams:

As melhorias são a base de novas experiências que são potenciadas por inteligência artificial, disse a Microsoft, da mesma forma que melhorou o Copilot anunciado no início de março que permite mais produtividade às aplicações Word, Excel, PowerPoint e Outlook. A recapitulação inteligente e o Copilot funcionam na base das suas experiências de IA, prometendo otimizar o trabalho em equipa. Tal como o Zoom IQ, o Teams vai partilhar sumários das reuniões anteriores ou diálogos no chat com os restantes colaboradores. A Microsoft investiu na OpenAI e até já utilizou o GPT-4 no Bing e Edge, introduzindo novas funcionalidades.

Microsoft Bing adiciona Stories impulsionadas por IA e cartões informativos para todos os utilizadores
Microsoft Bing adiciona Stories impulsionadas por IA e cartões informativos para todos os utilizadores
Ver artigo

Para tornar o Teams mais rápido, a Microsoft explica que foi feito um investimento de base na reformulação da plataforma, sendo dessa forma otimizada a arquitetura de dados, rede, chat e vídeo para melhor desempenho. O benchmark que aferiu a velocidade da nova versão foi conduzido pela empresa independente GigaOm. Na simplicidade, há uma maior facilidade na manutenção das notificações, na procura de informação, gestão de mensagens e organização dos canais, com menor número possível de cliques.

Também foi melhorada a autenticação, sincronização e a introdução de sistemas de notificações para uma experiência mais consistente e sem interrupções para os clientes que têm organizações que abrangem diversas contas. A nova plataforma permite maior flexibilidade a colaborar com pessoas fora da organização, que antes obrigava a ter diversos canais de Teams. Agora, podem permanecer ligado, independentemente do canal e perfil que estiver a utilizar.

A nova aplicação do Teams vai estar completamente disponível até ao fim do ano, mas já é possível testar as ferramentas em modo “preview” no Windows. Seguem-se versões para Macs, ainda previsto para este ano.