
À semelhança do Slack, a Microsoft pretende continuar a adicionar novos módulos ao Teams para aumentar a produtividade dos profissionais e melhorar a comunicação entre os membros da equipa. Na lista de novidades que vão chegar à plataforma destacam-se a introdução de threads e reações através de emojis. “Estas nelhorias ajudam a tornar a colaboração mais aberta e organizada, juntando pessoas e de forma progressiva, os agentes de IA”, refere a Microsoft no seu blog.
A Microsoft espera aumentar a produtividade pessoal ao automatizar tarefas de rotina, permitindo aos utilizadores adaptarem o Teams ao seu estilo de trabalho. A adição de threads aos canais garante a familiaridade de utilização dos utilizadores, combinando a simplicidade das conversas por mensagens, mas de forma estruturada, durável e com capacidade de ser gerida nos canais, mantendo os utilizadores informados.
Através do threads in channels, os utilizadores podem responder diretamente a mensagens específicas, mantendo as conversas relacionadas agrupadas, sem afetar o fluxo principal. O sistema preserva contexto e ordem, facilitando os utilizadores a estarem atualizados, mas ao mesmo tempo aprofundando assuntos. Os membros da equipa podem seguir as threads que necessitem e quando uma atualização importante é adicionada, pode simplesmente enviá-la novamente para a conversa principal.
Veja na galeria imagens das novidades do Teams
As threads que seguir são arrumadas numa lista interativa, podendo ser facilmente pesquisar e responder, sem a necessidade de andar a saltar entre canais. E caso não tenha mais nada a acrescentar à thread ou esta já não fazer sentido, pode deixar de a seguir para não receber mais notificações de atualizações da mesma. A Microsoft explica que por defeito, apenas vai seguir as threads que criou, respondeu ou que seja mencionado, mas também aquelas que optou explicitamente por seguir.
Também as aplicações são suportadas no design dos threads, permitindo por exemplo, que os bots iniciem novos temas, leiam mensagens ou respondam dentro da mesma, num comportamento semelhante a um colega da equipa. Para já, este novo sistema de threads está em teste na versão de antevisão pública, funcionando na versão da aplicação para desktop, assim como no mobile em iOS e Android.
Relativamente aos emojis, ajudam na ligação entre os elementos da equipa, com a possibilidade de cada um se exprimir. Pode agora reagir com múltiplos emojis por mensagem. Por vezes, um simples sinal de “certo” ou “ok” poupam imenso tempo a escrever mensagens de resposta rápida. Mas as pequenas figuras podem adicionar mais ligeireza às conversas ou torna-las mais divertidas, repletas de piadas nas interações.
Ao reagir às mensagens de uma sala de conversa ou canal com emojis especiais pode desencadear novas mensagens automáticas, poupando tempo aos utilizadores. O exemplo dado de reagir com um ponto de exclamação (!) pode criar automaticamente um ticket de assistência técnica ou os “olhos” podem reencaminhar as mensagens para os canais certos.
Também estão a ser adicionados novos comandos “slash”, para que possa completar tarefas mais complicadas, tais como procurar um gif ou saltar diretamente para um canal através do comando /goto, sem a necessidade de abandonar o chat principal. Esta função permite a configuração rápida de atalhos do teclado para facilitar a navegação.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Assuma o papel de um diretor da prisão de alta segurança em Lands of Jail -
Site do dia
Organize o fluxo de trabalho da equipa com o Monday.com -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários