A dois meses do prazo limite para entrega da primeira remessa de declarações de impostos já usaram a plataforma online da Direcção Geral de Impostos para entrega dos impressos 13.575 contribuintes. Foram entregues online 3.819 declarações de impostos da 1ª Fase e 9.938 declarações de contribuintes da chamada 2ª Fase, com prazo de entrega mais alargado.



De ano para ano a utilização do serviço online aumenta, assumindo-se como forma cada vez mais comum de fazer chegar as declarações anuais de impostos às autoridades competentes. Em 2007 foram entregues (entre a 1ª e a 2ª fase) mais de 2,9 milhões de declarações por esta via, num crescimento de quase 29 por cento face ao ano anterior.



Os números totais da entrega electrónica de declarações por empresas e particulares à Direcção Geral de Contribuições e Impostos são significativamente mais expressivos, já que incluem um conjunto de áreas onde a via online é a única permitida para a entrega. No total foram entregues no ano passado um total de 12,6 milhões de declarações electrónicas. Este ano já chegaram aos serviços das finanças perto de 2 milhões de declarações.



Visível é também já um crescimento no número de utilizadores registados no serviço de declarações electrónicas. Desde o início do ano a DGCI conta 125.103 novos utilizadores registados na plataforma.



A 1ª Fase de entrega do IRS está reservada aos trabalhadores dependentes e beneficiários de pensões e a entrega online pode ser feita até 15 de Abril. A 2ª Fase abrange todos os trabalhadores com rendimentos auferidos por outras vias que não o trabalho dependente ou pensões e o prazo de entrega online prolonga-se até 25 de Maio. As entregas em papel terminam a 17 de Março e 30 de Abril, respectivamente.



A entrega online das declarações de impostas volta este ano a ser apoiada por um sistema de pré-preenchimento das declarações que avisa o contribuinte sempre que os dados ali fornecidos divirjam das informações na posse dos serviços, ou por via das declarações entregues pelos empregadores ou acessíveis através de outros serviços do Estado.



Notícias Relacionadas:

2007-05-30 - Entrega de IRS online supera pela primeira vez submissão em papel