Política e desporto. Olhando para os dados do Social Media Explorer da Marktest estes são os temas que fazem os portugueses comentar e intervir nas redes sociais. Das dez personalidades que mais barulho social geraram - conhecido como buzz - Cristiano Ronaldo foi líder, mas seguido de perto por Pedro Passos Coelho.

O Primeiro-Ministro é uma das seis figuras políticas que constam no top-10 da tabela das principais personalidades do ano de 2013 nas redes sociais. Pedro Passos Coelho teve ao longo do ano 102 mil menções em serviços como o Facebook, Twitter e blogues.

O Presidente da República aparece na terceira posição, com 57 mil referências, seguido do vice Primeiro-Ministro, Paulo Portas, e do ex-ministro das Finanças, Vitor Gaspar.

[caption]Social Media Portugal 2013[/caption]

Mas Cristiano Ronaldo acabou por superar a concorrência, ao registar cerca de 112 mil menções em plataformas de cariz social. Apesar de ter estado envolvido em algumas das questões que mais agitaram as redes sociais - como as críticas feitas pelo presidente da FIFA ou a campanha viral da Pepsi que tinha o jogador português como "vítima" - o evento do ano foi outro.

Nas redes sociais portuguesas foi a morte de Nelson Mandela o tema que acabou por gerar o tema do ano. O falecimento de Madiba foi responsável por 4.700 menções nos social media.

O segundo evento mais marcante nas redes sociais foi a manifestação do dia 2 de março "Que se lixe a Troika" com 4.400 referências.

O estudo da Marktest compila dados analisados entre o primeiro dia de 2013 e o dia 26 de dezembro do mesmo ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico