A maior parte dos portugueses ainda prefere ir até às grandes superfícies comerciais ou até ao comércio tradicional para fazer as compras de Natal. Mas já há uma percentagem significativa de consumidores que compras os presentes através da Internet: 25% de acordo com um estudo da Netsonda.

Dos que fazem compras em sites e lojas online, 76% referem a facilidade no processo de aquisição e o acesso a promoções exclusivas como os motivos que mais os atraem neste modelo de compras. Outros 52% indicam que adquirir presentes na Internet representa uma poupança de tempo, enquanto 48% admite fazê-lo para evitar as confusões nas lojas.

Conseguir comprar produtos que não existem em Portugal - com 46% das respostas - e conseguir comparar preços e produtos de forma mais simples - 44% dos inquiridos - são outros motivos apontados como positivos nas compras online. Em contrapartida, dos 75% que não fazem compras de Natal online, a maior razão apontada foi "gostar de escolher fisicamente/pessoalmente os presentes".

Dos que fazem compras na Internet, 83% admitem comprar mais de metade dos presentes através das lojas online. Os sites de lojas físicas são os mais visitados para a escolha de presentes, seguidos das lojas online dedicadas e dos sites especializados de comparação. Destaque para os 20% de inquiridos que revelaram recorrer a plataformas de compras em 2ª mão como fonte de informação sobre os presentes a comprar.

Ainda de acordo com a Netsonda, "o SMS é o meio preferencial para enviar votos de Boas Festas, referido por 78% dos inquiridos". Na segunda posição aparece o correio eletrónico com 56% e logo a seguir as redes sociais com 54% das respostas.

O estudo "O Natal e a Internet em Portugal" da empresa de análise foi realizado durante o mês de novembro e teve por base o inquérito a "320 indivíduos representativos do universo de utilizadores de internet em Portugal", de acordo com o comunicado.


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