O Twitter descobriu um conjunto de acessos indevidos às contas de utilizadores da plataforma social e disse que cerca de 250 mil perfis podem ter sido comprometidos durante os ataques informáticos. A rede de microblogues afirma que a investida foi executada de forma "extremamente sofisticada".

A plataforma refere que detetou "padrões de acesso pouco comuns" e que estas ações conduziram à "identificação de tentativas de acesso não autorizado a dados de utilizadores do Twitter". Entre as informações acedidas pelos piratas informáticos estão nomes de utilizador, endereços de correio eletrónico e passwords encriptadas.

A equipa de segurança da rede social conseguiu inclusive impedir um ataque que aconteceu durante o processo de investigação sobre a origem dos ataques. Até agora ainda não foram atribuídas responsabilidades. O Twitter diz estar a trabalhar em conjunto com as autoridades para tentar encontrar os responsáveis pelo hacking.

O serviço de microblogues decidiu como medida de segurança fazer um reset das palavras-chave das contas afetadas e enviou um email a todos os utilizadores que tiveram os perfis acedidos por terceiros. A password que estava definida anteriormente deixa de funcionar e só através do email é que os utilizadores conseguem voltar a aceder ao perfil online.

Como medidas extra de proteção os responsáveis pelo Twitter aconselham os utilizadores, mesmo os que não foram atacados, a utilizarem palavras-chave mais fortes e que incluam caracteres em maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Mas como foi referido anteriormente num estudo, nem mesmo estas passwords mais robustas estão livres de ataques.

O Twitter preferiu "enquadrar" a situação no seguimento de outros hackings que foram direcionados a empresas de comunicação como o New York Times e o The Wall Street Journal. A empresa também referiu os problemas de segurança no plug-in Java e aconselhou à desativação do mesmo nos navegadores de Internet.~

De parte fica a hipótese de que os ataques estiveram relacionados com as quebras de serviço verificadas na sexta-feira.

Escrito ao abrigo do novo Acordo
Ortográfico