Enviar humanos para Marte é um plano em todo a linha exigente: não só pelo desafio tecnológico, como pelo desafio psicológico e também social. Mas há muito mais que precisa de ser prevenido: por exemplo, não basta enviar astronautas para o planeta vermelho, é preciso tornar toda a missão sustentável.



E mesmo tendo alguns dos mais relevantes investigadores de todo o mundo a trabalhar consigo neste objetivo, a NASA sabe que por vezes as melhores ideias surgem de onde menos se espera.



A agência está por isso a lançar o desafio: quem tiver ideias que as partilhe e receberá o devido pagamento. A NASA tem 15 mil euros para as três melhores sugestões, sendo que o valor é dividido em partes iguais pelos distinguidos.



As ideias podem dizer respeito a várias áreas: abrigo, alimentação, oxigénio, comunicações, exercício, medicina e outras que sejam relevantes para a “sobrevivência” de humanos em Marte.



Para escolher as melhores ideias a NASA vai ter em conta a sua possibilidade técnica, a sustentabilidade económica e aquelas que garantirem a menor dependência possível com o planeta Terra. Pois tal como a organização norte-americana questiona: o que é preciso para transportar algo durante 225 milhões de quilómetros?



No comunicado onde revela a iniciativa, a NASA “descose-se” também num elemento interessante: o tempo mínimo de espaçço entre missões de reabastecimento deve ser de 500 dias, ou seja, poderá ser enviada uma nave de mantimentos para Marte sensivelmente a cada ano e meio.



Os interessados devem aceder à página oficial e submeter as respetivas ideias.

Recorda-se que a NASA tem planos para levar humanos a Marte naquela que será a próxima grande aventura espacial, sendo que atualmente já existem rovers no planeta a fazer recolha de dados, caso do Curiosity:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.