Foi hoje iniciado o período de Sunrise II para registo de nomes no domínio .eu. A EURid, entidade que gere este domínio de topo, recebeu mais de 71 mil pedidos de registo de domínio na primeira hora, sendo que a grande maioria era originária da Alemanha e Holanda.




A segunda fase do período de Sunrise destina-se a acolher pedidos de registo de domínios de entidades privadas que já possuam marcas, identificadores de negócio ou direito de autor, depois da primeira fase em que foram aceites apenas solicitações de entidades públicas ou acreditadas.



Até 7 de Abril, quando os registos ficam publicamente disponíveis para quem quiser guardar um endereço não solicitado em .eu, as entidades que reservarem os domínios têm 40 dias para fazerem prova dos seus direitos a esse endereço através de documentos que provem o registo da marca ou o direito à utilização da designação pública ou geográfica.




Nos primeiros 15 minutos de abertura dos registos hoje, após as 11 horas da manhã em Bruxelas, foram recebidos 27.949 pedidos. No final da primeira hora esse número já se elevava a 71.235, sendo a maioria proveniente da Alemanha (16.592), seguida da Holanda e Reino Unido.



Desde a abertura do domínio .eu já foram pedidos mais de 260 mil registos de domínios, embora apenas 13.475 tenham sido aceites até agora. Na lista por países verifica-se que foram solicitados 974 domínios .eu por entidades portuguesas, o que revela um interesse médio por este novo domínio de topo.



Segundo o comunicado da EURid, mais de 900 registars estão actualmente acreditados para enviar pedidos de registos de vários países da UE.

Notícias Relacionadas:

2005-12-07 - Registo de endereços .eu aberto para empresas com marcas registadas

2005-10-11 - Governo Português reserva nomes no domínio de topo .eu

2005-10-06 - Domínio .eu com data de arranque marcada para 7 de Dezembro