A Associação do Comércio Audiovisual de Obras Culturais e de Entretenimento de Portugal foi ontem notificada pela Polícia Judiciária para prestar declarações no âmbito de uma queixa apresentada contra o site Wareztuga.



O site de partilha de conteúdos protegidos por direitos de autor foi um dos primeiros visados pela campanha que a associação tem vindo a realizar contra a pirataria de conteúdos e que tem passado pela apresentação de várias queixas no Ministério Público.



No caso concreto desta ação a queixa foi apresentada ainda em novembro do ano passado e visou outra plataforma idêntica, o Oxe7, que juntamente com o WarezTuga somavam, à data, 400 mil visitas por dia.



Ambos os sites continuam no ativo. O primeiro com uma designação diferente (aparentemente Piratatuga), o segundo com o mesmo nome e agora, novamente, com registos abertos.



Ve-on é o próximo na lista da ACAPOR


Entretanto a campanha da associação contra a pirataria continua e na próxima semana a ACAPOR deverá entregar às autoridades mais uma queixa, desta vez o alvo é o site Ve-on, mais uma plataforma de disponibilização de conteúdos protegidos por direitos de autor.



A associação tem estado a trabalhar noutros processos que para já não avançam porque os sites envolvidos encerraram. Os alvos eram o Putfilm e os Reformados da Investigação.


A ACAPOR anunciou ainda esta semana uma parceria com duas associações brasileiras que tem como objetivo promover a troca de informação entre entidades dos dois países e melhorar o combate à pirataria.


Os sites brasileiros são a segunda opção para os internautas portugueses que procuram conteúdos piratas. A primeira opção são os sites nacionais, que são também a grande prioridade da associação nas suas ações.


As associações parceiras da ACAPOR são a Associação Antipirataria Cinema e Música e a União Brasileira de Vídeo. A primeira tem uma ação mais focada na influencia das políticas que regulam o setor, a segunda atua diretamente no mercado e no combate à pirataria.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira