Não é só por o mês ser mais pequeno mas em Fevereiro o número de internautas que acedeu a páginas de informação online baixou, assim como o número de páginas vistas e o tempo gasto na sua consulta. Os dados são da Marktest que apurou uma quebra de 7% face a Janeiro e de 15,3% quando comparado com o mês de Fevereiros de 2008.

Ao todo foram 1.718 mil os portugueses que acederam a sites de jornais, revistas e informação online a partir de casa, numa média de 381 mil utilizadores únicos por dia. O número de páginas visitadas foi de 96 milhões, numa quebra de 13,4% face a Janeiro e de 14,6% na comparação com o período homólogo.

[caption]gráfico marktest[/caption]

A quebra foi maior no tempo total de navegação em sites noticiosos, que somou 1,4 milhões de horas, perdendo-se 19,8% em relação a Janeiro. Cada internauta terá dedicado uma média de 47 minutos a estes sites noticiosos, menos oito minutos que em Janeiro.

[caption]gráfico marktest[/caption]

Na liderança dos sites de informação mais vistos está o jornal A Bola, com 498 mil utilizadores únicos, seguido do Notícias Sapo, com 486 mil utilizadores.

O site do jornal Ocasião foi o que mais cresceu este mês em utilizadores únicos e o Diário Económico liderou em crescimento de páginas visitadas, crescendo 50,4%, o que pode reflectir o interesse dos utilizadores no novo site lançado em Janeiro.

A análise tem por base a informação do Netpanel e a Marktest avisa que estes resultados consideram já a nova dimensão para o universo do estudo, pelo que os valores absolutos não são comparáveis com anteriores análises já publicadas sobre este assunto.