O relatório semestral Trend Micro Threat Report & Forecast destaca que o número de colaboradores das empresas que acedem a plataformas Web 2.0 através dos computadores dos escritórios aumentou. No total, 19 por cento dos 1,6 mil utilizadores inquiridos acederam a redes sociais enquanto estavam ligados a redes corporativas, ou seja, 4 por cento mais do que o valor contabilizado em 2007.



Tendo em conta que as ameaças a plataformas da Web 2.0 aumentaram para mais de 1,5 milhões por mês, em Janeiro, o acesso a estas plataformas a partir de redes empresariais acaba por constituir um perigo para a segurança das companhias, alerta a Trend Micro recordando as ameaças em circulação que se aproveitam destes espaços de interacção social para propagar ataques maliciosos.



O estudo, que inquiriu utilizadores do Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos e Japão, concluiu que a percentagem de utilizadores britânicos que têm visitado sites de redes sociais enquanto ligados à rede corporativa cresceu significativamente de 11 por cento em 2007, para 27 por cento este ano. O crescimento em solo germânico foi de 9 por cento no ano passado para 13 por cento em 2008.



Na globalidade, a Trend Micro apurou que os trabalhadores móveis têm mais tendência para aceder a sites sociais a partir das redes empresariais e que estes acessos são mais frequentes quanto maior for a dimensão da companhia.



A empresa verificou ainda que 45 por cento dos utilizadores enviam informação confidencial por email e que na Alemanha, mais de metade dos utilizadores usa o webmail para o envio de informação corporativa.



Por fim, concluiu-se que, do ano passado a esta parte, a percentagem de utilizadores móveis que admitiram ter enviado informação confidencial via
webmail observou um crescimento na ordem dos dois dígitos.



Notícias Relacionadas:

2008-04-18 - Centros indianos pagam a funcionários para quebrar sistemas CAPTCHA

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.