Goste-se ou não do Facebook, é forçoso reconhecer a popularidade do serviço e encará-lo (com conta e medida e muita parcimónia) como o barómetro de interesses do grande público que pode ser. Cientes desse papel, ou nem por isso, os responsáveis pelo serviço acabam de publicar - à semelhança do que fizeram serviços como o Google ou o Twitter - uma lista de "tendências" para 2010.

A análise é feita à escala global, com base nas actualizações de estado dos utilizadores do serviço: nas vezes que uma expressão passa a ser incluída nas mesmas e no crescimento que essa utilização representa face ao seu uso em 2009.

Sem deixar de ter em conta que o serviço se encontra principalmente vocacionado para um uso pessoal e partilha de conteúdos nesse contexto, pode ser interessante verificar quais os temas em que os temas abordados no Facebook espelham os que fizeram a actualidade - e em serviços como o Google, por exemplo.

Temas como o campeonato do mundo de futebol, o terramoto no Haiti ou os mineiros chilenos encerrados durante semanas com o mundo em expectativa sobre os seus destinos são algumas das matérias em que a lista do Facebook coincide com as de sites como o Google e o Twitter.

[caption]imagem do Facebook[/caption]

No grupo de termos comuns entram ainda as palavras "iPad e iPhone 4" e o cantor "Justin Bieber", mas as especificidades do Facebook falaram mais alto na altura de determinar o líder da tabela.

Falamos da expressão "HMU", que é uma sigla para "hit me up", que pode significar "liga-me" ou "manda-me uma mensagem", correspondendo basicamente a um pedido de contacto, ao género de "diz qualquer coisa".

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De acordo com o serviço, a análise às actualizações de estados de membros da rede social em 256 países demonstrou que esta expressão, que quase não era mencionada o ano passado, começou a ser amplamente usada na primeira metade de 2010, sendo referida 80 mil vezes por dia durante o mês de Setembro, altura em que se registou o "pico" da sua utilização.

O fenómeno estará associado ao período de férias dos estudantes, passando depois a verificar-se o recurso ao termo com maior incidência nos fins-de-semana, explica uma mensagem publicada no blog do serviço, para a qual remetemos os leitores que queiram conferir a lista completa de termos mais usados.