O Twitter pediu, esta quinta-feira à noite, que todos os utilizadores alterassem a password da sua conta. A rede social explicou que um bug, detetado nos sistemas da empresa, permitiu que as palavras-passe dos utilizadores fossem armazenadas nos seus servidores sem estarem devidamente codificadas.

Em condições normais, as passwords mantêm-se arquivadas numa linguagem que conjuga uma sucessão aleatória de letras e números, de forma a que ninguém na empresa as consiga ler. O bug fez com que as passwords fossem armazenadas antes de passar pelo processo de codificação.

O Twitter explica que o problema foi identificado e resolvido pela própria empresa, e sublinha que não há indícios de que esta falha de segurança tenha sido apropriada por qualquer agente externo. O aviso, no entanto, é "um descargo de consciência".

Num post publicado no seu blog, a rede social sugere ainda que os utilizadores não recorram a passwords simples, e que façam uso da autenticação de dois fatores para proteger a sua conta. "Lamentamos imenso pelo sucedido", escreveu a empresa. "Reconhecemos e apreciamos a confiança que deposita em nós, e estamos comprometidos em merecê-la todos os dias".