Microsoft e Yahoo anunciaram ter concluído, de forma bem sucedida, as negociações para o seu acordo nas buscas e publicidade online.

As empresas deveriam ter definido os detalhes da parceria até ao passado dia 27 de Outubro, mas o objectivo revelou-se de complexidade maior do que o previsto e as duas gigantes foram obrigadas a adiar os contornos finais do seu compromisso.

“Yahoo! e Microsoft estão reconhecidas pelo grande apoio concedido por actores-chave do sector da publicidade e mantém a esperança de que a transacção pode ser concluída no início de 2010”, referem as empresas num comunicado conjunto, citado pela Lusa.

O acordo assinado no final de Julho entre a Microsoft e a Yahoo prevê que ao longo dos próximos 10 anos a Yahoo use a tecnologia de pesquisa da Microsoft, suportada no Bing. Em troca, a Microsoft entrega à Yahoo a venda exclusiva da publicidade online relacionada com a pesquisa.

“A Microsoft e a Yahoo! pensam que este acordo vai criar uma alternativa duradoura e sedutora nas buscas, que poderá trazer vantagens aos consumidores, anunciantes e editores, bem como mais inovação", sublinham na mesma nota.

O acordo limita-se à tecnologia de busca e à publicidade associada. As empresas mantêm actividades completamente distintas no que se refere à presença online, exploração de publicidade para os portais e restantes áreas de negócio.

Com a aliança, Microsoft e Yahoo querem fazer frente ao Google, líder incontestado do sector, que em Outubro dominava 65,4 por cento do mercado norte-americano, contra 18 por cento da Yahoo e 9,9 por cento do Bing.