O novo AltaVista, ontem relançado, repesca algumas das funcionalidades agora presentes na maioria dos pesquisadores da Web e introduz também algumas novidades, entre as quais o AltaVista Prisma, um assistente de busca. Com um design mais "limpo" e uma nova arrumação de secções, o AltaVista parece ter usado como modelo o actual líder de pesquisas Google para fazer a sua remodelação.




Depois de ter repensado a sua estratégia há dois anos, reposicionando-se como motor de busca e admitindo o falhanço da tentativa de concorrer no mercado altamente concorrencial de portais Web, o novo AltaVista assume-se como um reforço no sector da pesquisa.




Os anúncios pop-up foram banidos, uma política já adoptada em Agosto, e o AltaVista promove a publicidade dirigida e paga segundo as pesquisas, prosseguindo a sua parceria com a Overture. Outros programas para atrair novas formas de publicidade baseadas em relevância e menos intrusivas face ao visitante do site estão também nos planos da empresa.




Em termos de funcionalidades, a renovação do site mantém algumas das decisões de concentração em serviços de motor de busca, apurando algumas tecnologias como a pesquisa de ficheiros de áudio e vídeo, assim como de notícias. A empresa havia decidido em Fevereiro abandonar os serviços de email gratuito e retirar algumas informações como as de cotações gratuitas de bolsa e comparação de preços para compras online.




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