O novo AltaVista, ontem relançado, repesca algumas das funcionalidades agora presentes na maioria dos pesquisadores da Web e introduz também algumas novidades, entre as quais o AltaVista Prisma, um assistente de busca. Com um design mais "limpo" e uma nova arrumação de secções, o AltaVista parece ter usado como modelo o actual líder de pesquisas Google para fazer a sua remodelação.
Depois de ter repensado a sua estratégia há dois anos, reposicionando-se como motor de busca e admitindo o falhanço da tentativa de concorrer no mercado altamente concorrencial de portais Web, o novo AltaVista assume-se como um reforço no sector da pesquisa.
Os anúncios pop-up foram banidos, uma política já adoptada em Agosto, e o AltaVista promove a publicidade dirigida e paga segundo as pesquisas, prosseguindo a sua parceria com a Overture. Outros programas para atrair novas formas de publicidade baseadas em relevância e menos intrusivas face ao visitante do site estão também nos planos da empresa.
Em termos de funcionalidades, a renovação do site mantém algumas das decisões de concentração em serviços de motor de busca, apurando algumas tecnologias como a pesquisa de ficheiros de áudio e vídeo, assim como de notícias. A empresa havia decidido em Fevereiro abandonar os serviços de email gratuito e retirar algumas informações como as de cotações gratuitas de bolsa e comparação de preços para compras online.
Notícias Relacionadas:
2001-06-12 - AltaVista lança serviço de busca para as empresas
2000-12-12 - Motor de busca AltaVista em português de Portugal
Entrevista: As três etapas do negócio AltaVista.pt
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários