O manual escolar, que será lançado amanhã, destina-se aos alunos do 12º ano de Matemática A e distingue-se por ter sido concebido exclusivamente para o formato digital. O acesso é gratuito.

Um manual escolar de matemática em formato digital, de acesso e utilização gratuitos, é esta a proposta de uma equipa da Universidade de Coimbra, que amanhã procede ao lançamento do projeto, dirigido aos alunos do 12º ano de Matemática A.

Exercícios, conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina são os conteúdos incluídos no livro, a que chamaram NiuAleph 12 - Manual de Matemática para o 12º ano de Matemática A.

O projeto "concentra-se nos conceitos essenciais, dá orientação sobre o estudo e ajuda a preparação para os exames, numa estreita ligação entre a teoria e a prática. Todos os manuais deste projeto serão complementados por páginas na internet onde serão incluídas sempre novas tarefas, ajudas e provas de avaliação para apoiar o trabalho dos estudantes", detalha uma nota à imprensa.

Vem ainda acompanhado de suplementos como um "KitTec12", com ajuda para o uso de calculadoras gráficas e software, e um Caderno de Exercícios contendo exercícios globais de 2ª oportunidade para todos os capítulos e exercícios - agrupados segundo as recomendações dos relatórios do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) quanto às dificuldades principais dos alunos.

O grupo, liderado pelo matemático Jaime Carvalho e Silva tinha como objetivo "dotar os estudantes com várias ferramentas realmente úteis que, embora não substituam o estudo regular e o trabalho empenhado, possam ser realmente lidas e trabalhadas pelos estudantes", afirma o responsável, citado no comunicado.

Outra das principais razões por trás da iniciativa é a tentativa de, em tempo de crise, "aliviar o peso da fatura na compra de manuais e material escolar, promovendo, em simultâneo, o uso do livro digital", acrescentou.

Com lançamento oficial agendado para amanhã, às 18h, o livro contará também com uma edição em papel, que vai custar 18,75 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes