O manual escolar, que será lançado amanhã, destina-se aos alunos do 12º ano de Matemática A e distingue-se por ter sido concebido exclusivamente para o formato digital. O acesso é gratuito.

Um manual escolar de matemática em formato digital, de acesso e utilização gratuitos, é esta a proposta de uma equipa da Universidade de Coimbra, que amanhã procede ao lançamento do projeto, dirigido aos alunos do 12º ano de Matemática A.

Exercícios, conselhos para a preparação de exames e textos de leitura sobre a disciplina são os conteúdos incluídos no livro, a que chamaram NiuAleph 12 - Manual de Matemática para o 12º ano de Matemática A.

O projeto "concentra-se nos conceitos essenciais, dá orientação sobre o estudo e ajuda a preparação para os exames, numa estreita ligação entre a teoria e a prática. Todos os manuais deste projeto serão complementados por páginas na internet onde serão incluídas sempre novas tarefas, ajudas e provas de avaliação para apoiar o trabalho dos estudantes", detalha uma nota à imprensa.

Vem ainda acompanhado de suplementos como um "KitTec12", com ajuda para o uso de calculadoras gráficas e software, e um Caderno de Exercícios contendo exercícios globais de 2ª oportunidade para todos os capítulos e exercícios - agrupados segundo as recomendações dos relatórios do Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) quanto às dificuldades principais dos alunos.

O grupo, liderado pelo matemático Jaime Carvalho e Silva tinha como objetivo "dotar os estudantes com várias ferramentas realmente úteis que, embora não substituam o estudo regular e o trabalho empenhado, possam ser realmente lidas e trabalhadas pelos estudantes", afirma o responsável, citado no comunicado.

Outra das principais razões por trás da iniciativa é a tentativa de, em tempo de crise, "aliviar o peso da fatura na compra de manuais e material escolar, promovendo, em simultâneo, o uso do livro digital", acrescentou.

Com lançamento oficial agendado para amanhã, às 18h, o livro contará também com uma edição em papel, que vai custar 18,75 euros.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.