A Amazon conseguiu, junto do organismo norte-americano competente, o registo de uma patente para "rede social" que reproduz modelos de redes sociais já existentes, como o Facebook ou o Hi5.

No texto que acompanha o pedido de patente - que demorou mais de dois anos a ser aceite - são usados termos familiares como "mecanismos que permitem ao utilizador comunicar com outros utilizadores (...) e receber notificações automáticas das actualizações feitas pelos seus contactos".

O pedido de patente da Amazon foi apresentado ao Patent and Trademark Office a 27 de Maio de 2008 e cita como criadores do "conceito" Brian Robertson e Warren Adams, cofundadores da PlanetAll - considerada por muitos como a primeira rede social -, serviço que foi comprado pela gigante da Internet em 1998 e encerrado em 2000.

A empresa não emitiu, até ao momento, qualquer declaração oficial sobre o assunto, não se sabendo qual será o uso dado à patente agora concedida.

Esta não é a primeira vez que o organismo norte-americano concede patentes relativas às redes sociais. Em Fevereiro deste ano, o Facebook conseguiu registar uma patente sobre os feeds, requerida em Agosto de 2006.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.