Além dos livros, DVDs e videojogos, a Amazon "compra" agora artigos de electrónica aos utilizadores do seu serviço Trade-in, em troca de cartões de oferta.

Telemóveis, tablets, leitores MP3, câmaras e dispositivos GPS foram assim adicionados à lista de produtos usados para venda da retalhista online que paga valores que começam nos 0,25 dólares para uma variedade de telemóveis, a 480 dólares por o iPad 2.

As condições em que os gadgets têm de ser classificadas pelos utilizadores numa de três categorias, antes que os mesmos sejam enviados. A avaliação final cabe (claro está) à Amazon, que depois de receber e inspeccionar os produtos, converte o seu valor num cartão virtual de oferta depositado na conta do cliente em causa.

O processo de aprovação demora, normalmente, 48 horas, explica a CNET. Quando um produto é rejeitado, a devolução ocorre num prazo de 14 dias, sem qualquer custo de envio para o utilizador.

"Centenas de milhares de clientes já receberam milhões de dólares em cartões de oferta das categorias anteriormente existentes no nosso programa", refere Paul Ryder, vice presidente para a área de electrónica da Amazon num comunicado. "A categoria de electrónica é uma extensão do serviço que surge naturalmente. (…) Estamos muito satisfeitos por oferecermos aos nossos clientes mais opções de troca".