O Twitter está a testar uma nova forma de partilhar tweets, desta feita, mais privada. Tal como já é possível no Instagram, a plataforma quer tornar possível a criação de uma espécie de grupo de "amigos chegados" para quem poderia tweetar em exclusivo.

A par desta funcionalidade, a empresa está também a testar uma nova forma de organizar o feed. Inspirada nesta lógica, esta funcionalidade permitir-lhe-ia ver os tweets dos seus amigos chegados, antes de todos os outros. Em suma, trata-se de uma maneira mais familiar de utilizar uma rede social que, por vezes, dada a dinâmica das interações, pode revelar-se algo dispersa.

tek twitter

Uma outra funcionalidade prende-se com a possibilidade de criar múltiplas facetas numa mesma conta. Na prática, isto significa que seria possível criar subperfis dentro de um mesmo perfil - um mais profissional, por exemplo, através do qual pode escrever tweets sobre trabalho e outros tópicos relacionados e um mais pessoal, onde pode partilhar tweets com amigos e família, sobre temas mais casuais. Uma imagem partilhada mostra que o Twitter está a imaginar esta funcionalidade contemplando a possibilidade de tornar cada subperfil público ou privado. Os seguidores poderiam também indicar de que facetas queriam ver tweets.

A terceira funcionalidade é um filtro que lhe permitiria esconder determinadas respostas aos seus tweets de acordo com um conjunto de frases ou palavras. As respostas ainda poderiam ser feitas, mas caso um utilizador pretendesse chamá-lo à atenção com essas mesmas palavras, uma notificação ser-lhe-ia enviada para dar conta de que aquelas palavras estariam filtradas de acordo com as suas preferências.

tek twitter

Esta é uma funcionalidade anti-bullying que almeja prevenir abusos naquela rede social. Esta estratégia dá poder aos utilizadores para definirem os seus próprios limites e embora não seja impossível ultrapassá-los, a verdade é que estariam menos expostos às interações que o fazem propositadamente.

Todas estas hipóteses são apenas ideias. Andrew Courter, designer do Twitter, partilhou algumas imagens com o intuito de recolher algum feedback da comunidade.