A A HREF="http://www.amnesty.org.uk/" target=_new>Amnistia Internacional iniciou uma campanha a favor da liberdade de expressão na Internet, que tem como ponto de partida o lançamento do site Irrepressible.info durante o 45º aniversário organização de defesa dos direitos humanos.

No portal é possível ler informações censuradas em países como a China, Síria, Vietname ou Irão e é posto à disposição dos visitantes um documento a favor da liberdade de expressão cujo objectivo é avançar com a recolha de assinaturas de modo a pressionar as entidades políticas e económicas a não cooperarem com a censura de informação na Web. O documento será enviado às Nações Unidas em Novembro deste ano.

O comunicado da AI, citado por vários órgãos de comunicação internacionais, revela que a censura é efectuada através da monitorização de salas de chat, aplicação de filtros em computadores, encerramento de cibercafés e blogs, tendo alguns casos acabado na detenção dos criadores de sites dissidentes.

De acordo com a EFE News, a campanha da AI cita alguns casos de censura, nomeadamente a colaboração entre empresas de renome no sector das tecnologias com o governo chinês para a criação de tecnologias de controlo e de filtragem, e, por outro lado, acusa também o Yahoo, a Microsoft e o Google de restringir os seus serviços a pedido de alguns governos.

A Amnistia Internacional é um dos maiores grupos de defesa aos direitos humanos e conta com 1.8 milhões de colaboradores distribuídos por mais de 100 países.

Notícias Relacionadas:
2005-06-06 - CE define pontos estratégicos para a Europa na Cimeira de Tunes
2002-11-28 - Amnistia Internacional apela à libertação de cibernautas detidos