À imagem do que faz todos os anos relativamente aos telefones móveis, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) está a preparar a realização de estudos de aferição da qualidade dos serviços de acesso à Internet prestados em Portugal, justificando a necessidade de tal análise "com a importância que estes serviços têm vindo a ganhar junto dos consumidores e do mercado das telecomunicações".



Em comunicado, o regulador para a área das telecomunicações refere que a abordagem do estudo será conduzida na perspectiva do consumidor, pretendendo avaliar não apenas o desempenho efectivo dos serviços, "mas também a sua correspondência com o contratado e anunciado pelas empresas prestadoras".



Considerando que o segmento residencial é aquele que mais necessita de ver salvaguardados os seus interesses, o estudo incidirá, numa primeira fase, maioritariamente neste sector e relativamente aos acessos através de rede de telefonia fixa (banda estreita e banda larga DSL) e cabo.



A Anacom, que contará com o auxilio de uma empresa especializada para a realização do estudo, dará posteriormente a conhecer os resultados obtidos que espera ver encarados como um instrumento importante na escolha dos serviços e prestadores mais adequados.



O nome da empresa que irá ajudar o regulador na concretização do documento de análise sobre o mercado nacional de Internet não foi divulgado, assim como a data de realização do mesmo.



Ainda recentemente, a Internet portuguesa foi alvo de uma análise cuidada por parte da associação de defesa do consumidor DECO que, num artigo publicado na edição de Março da revista ProTeste, concluia que os serviços prestados estão abaixo dos padrões mínimos de qualidade.



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