O grupo de hackers Anonymous tomou de assalto o site da Comissão de Sentenças dos EUA tendo deixado a página offline durante o dia de sábado e tendo alegadamente roubado milhares de documentos confidenciais que ameaçam divulgar publicamente nas próximas semanas.

O ataque foi mais um grito de revolta dos piratas informáticos contra a morte de Aaron Swartz, um conhecido prodígio da informática e defensor da livre circulação e partilha de informação na Internet, que suicidou-se há duas semanas por problemas judiciais relacionados com o roubo de dados.

Na página online do organismo atacado, www.ussc.gov, podia ler-se que com a morte de Swartz um "limite foi ultrapassado". Os hackers dizem agora estar na posse de documentos que podem funcionar como armas nucleares para os departamentos de justiça norte-americanos e outras organizações relacionadas.

O seguinte vídeo que expressa os motivos que estiveram na origem do ataque:

A morte de Aaron Swartz tem sido associada à pressão que lhe estava a ser feita pela justiça pelo facto de poder ter que enfrentar cerca de 30 anos de prisão e uma multa de um milhão de dólares por ter feito um ato o qual o falecido considerava ser uma forma de afirmação e sentimento político.

O FBI já está a investigar o caso.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico