
A Polícia Judiciária tem detectado um aumento significativo das tentativas de roubo de dados usando anúncios de emprego publicados online. Em termos globais, a incidência de casos de phishing no país terá aumentado 293 por cento num ano, para 210 mil no ano passado, cita o Diário de Notícias que avança a informação. Dentro deste universo é expressivo o peso das situações em que a tentativa de acesso a dados pessoais de terceiros é feita usando anúncios de emprego.
Segundo o diário, a tentativa de fraude a este nível processa-se de várias formas, com destaque para duas. Anúncios de emprego falsos em sites legítimos que na resposta recolhem dados da vítima, ou através do envio de emails directamente aos candidatos a emprego com currículos online, na sequência da análise desta informação. Estas propostas também são falsas e servem para capturar dados, seja para perceber se o endereço de email é válido, ou para levar a cabo esquemas fraudulentos.
Outra técnica que também tem vindo a ser crescentemente usada - e que indirectamente também está relacionada com o phishing - é o recrutamento de pessoas dispostas a receber dinheiro nas contas e a transferi-lo para outras contas. No processo, quem aceita a proposta recebe uma comissão.
Ao DN Rui Lopes, director técnico da Panda Security Portugal, explica que o esquema é uma burla e o dinheiro que passa pela conta que quem aceita este tipo de solicitação vem de contas acedidas com dados roubados.
As contas de onde saem os valores para transferir pertencem a vítimas de phishing que acreditaram em mensagens recebidas imitando comunicações de entidades com as quais se relacionam, pedido dados de acesso às suas contas e os forneceram. Estes emails fraudulentos fazem-se passar por mensagens enviadas por bancos, pela própria PJ ou outras entidades credíveis.
Em destaque
-
Site do dia
Precisa de enviar uma grande quantidade de ficheiros a algum contacto? Experimente o Wormhole -
App do dia
O Lungo é um jogo que ajuda a passar o tempo e a “ginasticar” o cérebro -
Montra TEK
14 smartphones 5G e um tablet que já pode comprar em Portugal -
How to TEK
Precisa de traduzir um documento? Descubra como fazê-lo diretamente no Google Docs -
Especial: O melhor e pior de 2020
Comentários