A Associação Europeia de
Publicidade Interactiva (EIAA) publicou recentemente um estudo que
conclui que os anúncios online são eficazes e que podem contribuir em muito no contacto com novas audiências. A publicidade na Web pode assim alargar o alcance de um anúncio em cerca de dez por cento e aumentar o brand awareness - termo empregue para designar o nível de presença da marca na mente do consumidor - em até seis por cento.
Estas conclusões surgem numa altura em que o mercado da publicidade
online decresceu exponencialmente, à medida que os constrangimentos orçamentais aumentam e as empresas questionam o valor dessas campanhas. Alguns analistas indicaram que a maioria dos cibernautas ignora os anúncios em formato de banners e considera as janelas publicitária pop ups irritantes.
Para esta análise, a EIAA investigou 15 grandes campanhas publicitárias
durante o período de um mês para descobrir qual o impacto que a publicidade online tinha sobre os consumidores. O estudo contou com a participação de um painel composto por duas mil pessoas, de forma a detectar o efeito dos anúncios quando visualizados apenas na televisão ou na Internet e uma combinação de ambos.
A avaliação do impacto dos anúncios foi também diferente em cada média. Os anúncios tradicionais nas revistas e na televisão foram examinados mediante a análise do alcance em termos de audiência e de brand awareness, ao passo que o êxito dos anúncios na Internet foi monitorizado com base na taxa de cliques.
Nos primeiros tempos da Web, os especialistas previram que a publicidade online iria crescer exponencialmente ano após ano mas essas expectativas nunca foram atingidas. Em parte, isto deve-se ao facto de neste momento se estar a registar o maior declínio dos últimos 40 anos do mercado publicitário, bem como às excessivas ambições para a Internet, explicaram os responsáveis da EIAA.
Mas, na sua opinião, as campanhas publicitárias online poderão
desempenhar um papel importante na transmissão das mensagens das marcas a uma audiência e oferecer novas oportunidades para os anunciantes, através da banda larga. O próximo objectivo da EIAA consiste em estudar os custos relativos de uma campanha online em comparação com uma realizada offline.
Em paralelo, a Associação de Editores Online (OPA) publicou recentemente os resultados de uma pesquisa destinada a determinar a quantia que as pessoas estão preparadas para pagar para aceder a conteúdos online, tendo concluído que o pagamento por conteúdos é uma tendência que está a começar a crescer, a demonstrar pelo facto de os cibernautas norte-americanos terem gasto no ano passado 1,3 mil milhões de dólares online.
Os micro-pagamentos, isto é, a cedência de uma pequena quantia como um dólar para efectuar o download de música, está a registar um crescimento lento. As pessoas preferem pagar uma quantia mensal ou anual, sendo mais frequente gastarem cerca de dez dólares por mês ou 48 dólares por ano para acederem a conteúdos.
Notícias Relacionadas:
2002-04-02 - Combinação entre Internet e televisão aumenta memorização de
anúncios
2002-02-08 - Anúncios online podem melhorar eficácia de campanhas
publicitárias globais
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários