Numa apresentação conjunta dirigida aos profissionais do mundo da publicidade, a Advertising Research Foundation (ARF), o Interactive Advertising Bureau (IAB), a rede MSN da Microsoft e a Unilever anunciaram recentemente os resultados de um novo estudo que, segundo os responsáveis, valida a importância da publicidade online.



Após um ano de investigação no terreno, os dados reunidos indicam que a participação dos anúncios online no mix dos média pode conduzir a um aumento significativo na eficácia de uma campanha publicitária global.



"Ajudar as pessoas a aprofundar o seu conhecimento das potencialidades da Internet para construir uma marca continua a estar entre as nossas principais prioridades", afirmou Joanne Bradford, vice presidente da área de Vendas MSN na Microsoft. "Actualmente a pesquisa dá aos media planners os dados de que necessitam para ajudar a quantificar o valor da Internet, oferecendo-lhes a possibilidade de maximizarem a eficácia dos seus investimentos online".



Segundo a Microsoft, embora já existam outras análises que afirmam que a publicidade online é um bom meio para criar imagem de marca, no estudo agora divulgado a mesma foi observada numa campanha global de publicidade e por isso fornece resultados mais realísticos.



Conduzido pela Marketing Evolution e pela Dynamic Logic, uma empresa de pesquisa focalizada em eficácia de publicidade, o estudo sugere que determinados tipos de marca que aumentam a publicidade online podem ver melhores resultados na área do brand awareness, brand attributes e em intenção de compra.



Embora a televisão, a imprensa e a publicidade online tenham a mesma eficácia ao nível do branding, o meio virtual é geralmente mais eficaz no que respeita ao aumento do branding na pré-campanha. "Já tivémos muitas provas de que a publicidade online funciona, mas esta é a primeira vez que medimos a forma como o online se comporta face à televisão e às revistas", afirmou Jim Spaeth, presidente da ARF.



"IAB considera os resultados do estudo extremamente valiosos para os nossos membros e para a indústria em geral, porque demonstram que a Internet pode melhorar drasticamente o retorno do investimento no marketing, quando é uma parte significante do media mix geral", afirmou Greg Stuart, presidente e director executivo da IAB. Segundo o mesmo responsável, os resultados do estudo foram tão importantes que já foi estabelecido um acordo entre os membros do conselho de administração do IAB para conduzir uma segunda fase do mesmo.




Notícias Relacionadas:

2002-02-06 - SAPO oferece publicidade personalizada

2001-01-15 - Grupo de anunciantes define novas regras para anúncios na Web