A AOL vai avançar no segundo trimestre deste ano com uma versão profissional do seu serviço de mensagens instantâneas. O objectivo é garantir que os utilizadores do serviço, em ambiente empresarial, possam ter níveis de segurança adequadas e usem o AIM sem criar perigo para a rede corporativa.



Para endereçar as necessidades específicas do meio empresarial o serviço irá disponibilizar novas funcionalidades colaborativas, de segurança e de gestão TI, funcionalidades garantidas por uma rede de parcerias com empresas especializadas em soluções de segurança para serviços de comunicação instantânea.



Estão também a ser estabelecidas parcerias com a Microsoft e a IBM para garantir a compatibilidade com as plataformas de IM empresariais LCS e Sametime, desenvolvidas pelas duas empresas. Ao contrário dos concorrentes a AOL vai apostar num modelo de alojamento do serviço on demand, que não requer a instalação local de equipamentos e a gestão de um servidor de IM na empresa, o que apresenta algumas vantagens ao nível do custo.



No que se refere às hipóteses de interoperabilidade entre este e outros serviços de IM interessa no entanto sublinhar que é real mas limitada, tendo em conta que o AIM Pro assenta em tecnologias proprietárias.



O serviço vai estar disponível em duas versões. Uma dirige-se a trabalhadores de pequenas e médias empresas, a versão Professional, e uma segunda - disponibilizada com ferramentas de administração TI - a trabalhadores de grandes organizações. Ambas as versões fazem a integração com o calendário e permitem aos estabelecer conference calls ou realizar reuniões online em sessões encriptadas.



Os preços do novo serviço não foram ainda divulgados pela AOL mas a empresa já adiantou que deverá adoptar um modelo de subscrição mensal calculado com base no número de utilizadores, cita a imprensa internacional.



Recorde-se que já em 2004 a AOL tinha lançado um serviço com os mesmos objectivos mas menos ambicioso, o AIM Business Services, uma suite que já permitia alguma integração com uma outra aplicação de conferência online entre vários utilizadores de uma mesma lista.



Notícias Relacionadas:

2004-07-16 - Microsoft, AOL e Yahoo anunciam interoperabilidade de IM para profissionais

2003-06-05 - AOL e Microsoft alargam aliança para compatibilidade no Instant Messaging