Decorreu ontem o debate sobre as "Tecnologias e serviços para cidadãos com deficiências" promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações – APDC – cujas conclusões referem que apesar de muito já ter sido feito nesta área continuam existir problemas por resolver como é o caso da necessidade de produzir mais conteúdos nacionais.


Francisco Godinho, professor da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e engenheiro de reabilitação que foi responsável nos últimos anos por várias iniciativas com vista ao desenvolvimento de conteúdos para a Internet acessíveis para as pessoas com deficiência, e que criou no final do ano passado a Aliança Nacional para a Acessibilidade do Software (ANASOFT), sugeriu que fosse criado um canal de televisão que, usufruindo da largura de banda da TV Cabo ou da televisão digital terrestre, apresentasse conteúdos para cidadãos com necessidades especiais.


Para o deputado José Magalhães, também presente no debate, o nosso país dispõe da tecnologia o que é preciso fazer é concentrar os esforços no mesmo sentido e combater as desigualdades promovendo o acesso à Internet – uma prioridade para os Estados-membros – a baixo custo à rede de banda larga. Este responsável salientou a ainda a necessidade de serem colocados mais portais online para cidadãos com deficiências, uma rádio na Internet que descrevesse o que se passa na televisão e edições electrónicas obras portuguesas, entre outras.

Ana Lopes, da ADL, uma empresa de consultoria na área da Internet, referiu que está em fase de estudo a criação de um portal UMTS para cidadãos com necessidades especiais, um centro de atendimento próprio, serviços de georeferenciação, e factura em braille ou em formato de voz. De salientar ainda que será lançado no próximo mês de Abril o Portal Cidadãos com Deficiência.


Notícias Relacionadas:

2002-03-22 - Windows e Office XP respondem a utilizadores com necessidades especiais
2001-12-03 - Criada nova organização para a implementação de técnicas de acessibilidade no software
2001-11-19 - Rede solidária para cidadãos com necessidades especiais
2001-09-26 - CE quer melhor acesso à Net para cidadãos com necessidades especiais