A Associação para a Promoção da Sociedade da Informação apresentou ontem uma proposta para a simplificação do processo de aquisição de habitação própria. A Casa na Hora suporta-se na reengenharia de processos no backoffice das várias entidades envolvidas neste mecanismo.




A proposta da associação prevê a redução de 13 para 3 do número de passos necessários para comprar casa, com a desmaterialização de vários desses passos.




A iniciativa apresenta-se como um complemento à medida apresentada pelo Governo no âmbito do Simplex 2007, Casa Pronta, e à medida anunciada pelos Notários - Casa Simples, Casa Segura, embora o estudo tenha começado a ser preparado em Julho de 2006, meses antes de identificadas pelo Governo as mesmas necessidades.




O trabalho identificou sete entidades envolvidas no processo de compra de habitação e sublinha a falta de comunicação entre os serviços públicos responsáveis pelo cadastro, titularidade e tributação dos imóveis.




É proposta a criação de um dossier electrónico que concentre a informação necessária e que possa posteriormente vir a ser uma peça mais útil nos esforços de ordenamento do território.




A reduzida desmaterialização de processos, a falta de ligação entre vários organismos ou os diferentes critérios de identificação são algumas das fragilidades apontadas pela APDSI na sessão pública de apresentação do documento.

Notícias Relacionadas:

2007-01-10 - Candidaturas abertas para a edição 2006 do Prémio Editorial APDSI - Sociedade da Informação


2003-07-11 - APDSI analisa implementação da Administração Pública electrónica em Portugal