A pandemia de COVID-19 levou ao desenvolvimento de apps de rastreamento de contacto, como uma das formas de combate da crise de saúde pública que está a marcar 2020. Numa altura em que em Portugal a app STAYAWAY COVID ainda está a ser testada, na Alemanha a aplicação oficial está pronta e vai ser lançada esta semana.

De acordo com a Reuters, a garantia foi dada pelo Ministro da Saúde alemão Jens Spahn, que na sua conta de Twitter tem retweetado algumas notícias sobre a aplicação. Ao que tudo indica, a app vai ser lançada esta terça-feira e, a partir daí, os utilizadores com smartphones Android e iOS poderão instalá-la.

Citado pela agência internacional, o secretário de estado Dorothee Bär reforça a ideia que de a utilização da app é totalmente voluntária. Sendo uma aplicação de rastreamento, a app recorre à tecnologia Bluetooth para identificar possíveis contactos com pessoas infetadas com COVID-19.

Em Portugal, a aplicação STAWAY COVID deverá ser a app que vai receber o "selo" das autoridades governamentais para o rastreamento de contactos, estando a testar a integração com as APIs da Google e da Apple. Pretende-se, desta forma, que se registe de forma segura, e com garantia de privacidade, as situações de proximidade com outros utilizadores para que, numa situação de contacto de risco com alguém que está infetado, possa ser alertado e encaminhado para a realização de testes.