Egipto, Rússia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos foram os primeiros países a obter aprovação para criação de endereços de Internet inteiramente redigidos na sua língua oficial, anunciou ontem o ICANN - Internet Corporation for Assigned Names and Numbers.

A notícia surge na sequência da aprovação pelo organismo da utilização de caracteres não latinos nos domínios de topo, anunciada em Outubro de 2009.

O organismo espera que os primeiros endereços provenientes dos quatro países aprovados comecem a ficar acessíveis na Web em meados deste ano, avança a imprensa a internacional.

À data do anúncio a entidade informou que estão actualmente pendentes mais 16 pedidos de aprovação para 8 línguas diferentes.

No futuro estará disponível o registo de domínios em qualquer língua. A medida tem vindo a ser apelidada de "a maior mudança técnica da Internet nos últimos 40 anos", opinião reforçada nas declarações do presidente do conselho de administração do ICANN, Peter Dengate Trush.

O responsável realçou ainda que mais de metade dos cerca de 1,6 mil milhões de internautas mundiais utilizam idiomas com caracteres não baseados em alfabetos que não o latino - que era, até à data, o único disponível para os registos de domínios de topo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.