No dia 28 de junho, o Aquila concluiu o seu primeiro voo, durante o qual o Facebook pôde testar o seu protótipo em condições reais. Quase um mês depois, no dia 21 de julho, a empresa norte-americana publicou uma mensagem na qual fazia uma resenha daquilo que foi o voo inaugural do Aquila e quais as conclusões retidas e as lições aprendidas.

Mas o que pode ter passado despercebido a muitos é que, a certa altura, é dito que o drone sofreu uma “falha estrutural” momentos antes de realizar a sua aterragem no Arizona (EUA). No documento não são avançados quaisquer detalhes acerca do que pode ter estado na origem deste contratempo.

[caption][/caption]

No entanto, sabe-se agora que o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), um regulador norte-americano, está a conduzir uma investigação às causas do acidente. Citado pela Bloomberg, um dos representantes da NTSB, Peter Knudson, avança que o incidente ocorreu por volta das 14h43, hora portuguesa, no dia 28 de junho.

Apesar de Knudson dizer que houve danos “substanciais”, acrescenta que não se observavam quaisquer vestígios de um acidente no solo. A falta de informações acerca do que realmente aconteceu envolve o primeiro voo do Aquila numa densa nuvem de mistério.

Este drone é uma parte crucial da estratégia do Facebook para levar internet a todos os “cantos” do planeta Terra, uma ambição materializada na iniciativa Internet.org, que sofreu um doloroso revés quando o seu satélite de comunicações foi destruído na explosão que desintegrou o foguetão Falcon 9 da SpaceX, do qual se encontrava a bordo.

A NTSB não emitiu ainda nenhum veredicto sobre o alegado acidente.