
As Finanças confirmaram o registo de um ataque de phishing que utilizou o nome da instituição e que terá envolvido um número significativo de contribuintes.
O ataque decorreu na madrugada de terça para quarta-feira e está de momento a ser investigado pela Polícia Judiciária e pelo próprio Fisco, disse ao Negócios fonte oficial das Finanças.
O email fraudulento, denunciado por vários contribuintes, tinha como assunto “Fisco aperta gestores e clientes – incumprimento fiscal é crime” e era supostamente enviado pelos serviços de cobranças da Direcção-Geral de Impostos.
Uma vez aberta, a mensagem revelava várias hiperligações a endereços electrónicos alheios à DGCI, cujo objectivo era levar as pessoas a entrarem em sites que tentam recolher palavras-passe ou informações bancárias.
Tratou-se de uma “utilização fraudulenta [do nome da DGCI]” e tudo não passou de uma mensagem de phishing enviada por hackers, refere a instituição num comunicado de alerta.
Não tendo de facto havido uma intervenção do servidor oficial, não é possível saber quantos contribuintes foram afectados, nem o grau de sucesso do ataque informático, admite fonte oficial das Finanças.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi SU7 Ultra bate recorde de velocidade no circuito de Nürburgring Nordschleife -
App do dia
Pandoland é um jogo dos criadores de Pokémon com estética de Minecraft -
Site do dia
Deixe a imaginação fluir e faça engenhocas improváveis com IA para descobrir o seu alter ego de inventor -
How to TEK
Usa a bateria do iPhone de forma correta? 8 dicas para ganhar autonomia e vida útil
Comentários