
As Finanças confirmaram o registo de um ataque de phishing que utilizou o nome da instituição e que terá envolvido um número significativo de contribuintes.
O ataque decorreu na madrugada de terça para quarta-feira e está de momento a ser investigado pela Polícia Judiciária e pelo próprio Fisco, disse ao Negócios fonte oficial das Finanças.
O email fraudulento, denunciado por vários contribuintes, tinha como assunto “Fisco aperta gestores e clientes – incumprimento fiscal é crime” e era supostamente enviado pelos serviços de cobranças da Direcção-Geral de Impostos.
Uma vez aberta, a mensagem revelava várias hiperligações a endereços electrónicos alheios à DGCI, cujo objectivo era levar as pessoas a entrarem em sites que tentam recolher palavras-passe ou informações bancárias.
Tratou-se de uma “utilização fraudulenta [do nome da DGCI]” e tudo não passou de uma mensagem de phishing enviada por hackers, refere a instituição num comunicado de alerta.
Não tendo de facto havido uma intervenção do servidor oficial, não é possível saber quantos contribuintes foram afectados, nem o grau de sucesso do ataque informático, admite fonte oficial das Finanças.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários