As Finanças confirmaram o registo de um ataque de phishing que utilizou o nome da instituição e que terá envolvido um número significativo de contribuintes.

O ataque decorreu na madrugada de terça para quarta-feira e está de momento a ser investigado pela Polícia Judiciária e pelo próprio Fisco, disse ao Negócios fonte oficial das Finanças.

O email fraudulento, denunciado por vários contribuintes, tinha como assunto “Fisco aperta gestores e clientes – incumprimento fiscal é crime” e era supostamente enviado pelos serviços de cobranças da Direcção-Geral de Impostos.

Uma vez aberta, a mensagem revelava várias hiperligações a endereços electrónicos alheios à DGCI, cujo objectivo era levar as pessoas a entrarem em sites que tentam recolher palavras-passe ou informações bancárias.

Tratou-se de uma “utilização fraudulenta [do nome da DGCI]” e tudo não passou de uma mensagem de phishing enviada por hackers, refere a instituição num comunicado de alerta.

Não tendo de facto havido uma intervenção do servidor oficial, não é possível saber quantos contribuintes foram afectados, nem o grau de sucesso do ataque informático, admite fonte oficial das Finanças.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.