O padrão é comum: quando os utilizadores visitam a sua conta no Instagram verificam que esta está desconectada, e ao tentar aceder, inserindo as respetivas credenciais, o sistema afirma que o nome de perfil não existe. São utilizadores do Instagram com milhares de seguidores que ao verificarem a sua conta notam que o nome e foto foram alteradas do seu perfil. O mesmo para o número de telefone e o endereço de email tem agora uma extensão de origem da Rússia (.ru).

Segundo o Mashable apurou, centenas de utilizadores foram vítimas de um ataque de hacking na última semana, vendo as suas contas roubadas e alteradas. Segundo a plataforma analítica Talkwalker foram publicadas mais de 5.000 mensagens no Twitter, de cerca de 900 contas distintas a referir roubos de contas no Instagram em apenas uma semana. Outras redes sociais foram igualmente utilizadas para reportar a situação, entre pedidos desesperados de ajuda.

Apesar dos dados pessoais das contas terem sido alterados, os hackers não apagaram o conteúdo das mesmas, nem têm feito qualquer tipo “post”. Outro padrão comum é que os utilizadores não tinham a segurança de autenticação de dois fatores ativa, que aumenta a segurança da conta quando esta é acedida num dispositivo desconhecido. Ainda assim, existem relatos de vítimas com a medida extra ativa.

O Instagram já está a investigar a ocorrência, deixando algumas dicas para os utilizadores protegerem as suas contas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.