
O padrão é comum: quando os utilizadores visitam a sua conta no Instagram verificam que esta está desconectada, e ao tentar aceder, inserindo as respetivas credenciais, o sistema afirma que o nome de perfil não existe. São utilizadores do Instagram com milhares de seguidores que ao verificarem a sua conta notam que o nome e foto foram alteradas do seu perfil. O mesmo para o número de telefone e o endereço de email tem agora uma extensão de origem da Rússia (.ru).
Segundo o Mashable apurou, centenas de utilizadores foram vítimas de um ataque de hacking na última semana, vendo as suas contas roubadas e alteradas. Segundo a plataforma analítica Talkwalker foram publicadas mais de 5.000 mensagens no Twitter, de cerca de 900 contas distintas a referir roubos de contas no Instagram em apenas uma semana. Outras redes sociais foram igualmente utilizadas para reportar a situação, entre pedidos desesperados de ajuda.
Apesar dos dados pessoais das contas terem sido alterados, os hackers não apagaram o conteúdo das mesmas, nem têm feito qualquer tipo “post”. Outro padrão comum é que os utilizadores não tinham a segurança de autenticação de dois fatores ativa, que aumenta a segurança da conta quando esta é acedida num dispositivo desconhecido. Ainda assim, existem relatos de vítimas com a medida extra ativa.
O Instagram já está a investigar a ocorrência, deixando algumas dicas para os utilizadores protegerem as suas contas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Milhares de cores em nova imagem impressionante da Galáxia do Escultor -
App do dia
Já experimentou a Edits? É a aposta do Instagram para editar vídeos ao estilo do CapCut -
Site do dia
Adivinhe onde está e aprenda um pouco mais sobre o mundo -
How to TEK
Verifique se o seu smartphone está infetado com malware analisando sintomas estranhos
Comentários