A rede social lançou uma função que promete ajudar quem a usa a perceber se as mensagens que recebe são verdadeiras ou se são tentativas de phishing, avança o The Verge. Agora os utilizadores podem visitar a opção “Emails do Instagram” nas definições de segurança da aplicação para verificar se estão a receber, de facto, informações por parte da empresa.

No novo menu aparecerão todas as comunicações enviadas pelo Instagram nos últimos 14 dias. A funcionalidade divide as mensagens recebidas por parte da rede social em duas categorias: emails de segurança e “outros”. Caso surja alguma mensagem que pareça ser "oficial" e que apareça fora da nova categorização existe uma maior probabilidade de esta ser uma tentativa de phishing.

À medida que os hackers e indivíduos mal-intencionados procuram formas cada vez mais sofisticadas de levar a cabo os seus ataques a introdução da nova funcionalidade pode ser uma forma de combater este tipo de ameaças rede social.

De acordo com a mesma fonte, algumas tentativas de phishing conseguem, por exemplo, aceder às contas dos utilizadores que usam autenticação de dois fatores fazendo-se passar por websites falsos que pedem um código de verificação.

A funcionalidade de segurança aparecerá com a nova atualização da rede social, podendo ainda levar algum tempo a chegar a todos os utilizadores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.