
A União Europeia tem em curso uma investigação contra a Google que dura há três anos. Em causa está a posição dominante da tecnológica norte-americana que lhe permite alegadamente exercer práticas anticoncorrenciais sobre os rivais. Agora surgem relatos de que a UE pode estar a mascarar o final da investigação.
As teorias aparecem depois de a mais recente vaga de propostas da Google ter sido tornada pública, através do vazamento de documentos, e de até o questionário feito aos mais de 120 contra-interessados também ter sido divulgado. O "furo" na informação foi feito por alguém que considera que ultimamente o processo tem sido conduzido de forma pouco transparente.
Escreve a PCWorld que a fonte da informação considera que o responsável europeu para a área da concorrência, Joaquín Almunia, quer fechar o caso rapidamente, "atrás das cortinas", antes das eleições europeias do próximo ano.
As queixas apresentadas consideram ainda que o questionário enviado aos contra-interessados é curto para o caso em questão e que as empresas queixosas não tiveram acesso a informação privilegiada que a União Europeia teve - como taxa de acessos aos serviços rivais a partir do Google.
No início de outubro Joaquín Almunia revelou à imprensa que as novas propostas da Google endereçam os problemas levantados pelos rivais. "Chegamos a um momento chave neste caso. Agora com melhorias significativas na mesa penso que temos a possibilidade de trabalhar juntos outra vez", disse na altura o responsável europeu citado pela Reuters.
Na altura Joaquín Almunia apontava para um provável desfecho do caso antes da primavera de 2014.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
ColorSlurp: Não encontra a cor certa? Esta app dá uma ajuda nos projetos criativos -
Site do dia
Encontre o tipo de letra ideal para os seus projetos online com a Free Faces -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários