As autoridades espanholas encerraram ontem em Madrid um site de venda de medicamentos e fizeram duas detenções pela venda ilegal de um fármaco abortivo e responsável por vários efeitos secundários. O medicamento era vendido para várias regiões de Espanha e para Portugal e Suíça.



As detenções são o culminar de uma investigação iniciada a 14 de Dezembro pela polícia autónoma da Catalunha na sequência de um alerta recebido via email onde se denunciava a existência de um blog que publicitava e vendia o medicamento em questão.



A polícia terá experimentado a compra via Internet do Cyotec e verificado que o medicamento era recebido em 24 horas sem qualquer limitação por parte do vendedor relacionada com a idade da compradora.



A aquisição deste medicamento, que também é vendido nas farmácias portuguesas para outro tipo de problemas de saúde, custava na loja online espanhola 100 euros, mais 15 euros para portes de envio. Na farmácia o mesmo medicamento custa 10,40 euros e inclui os mesmos oito comprimidos vendidos online como dose segura para produzir o aborto.



Entre os efeitos secundários do medicamento contam-se vómitos, hemorragias, dores abdominais, ansiedade, confusão, nervosismo e depressão. Além disso é possível que a não eficácia do medicamento conduz a ao nascimento com má formações da criança, alertaram as autoridades policiais de acordo com o Público que escreve a notícia.



Notícias Relacionadas:

2002-03-12 - Comprar medicamentos online sai mais caro que fazê-lo nas farmácias